Sua função é transformar a pressão vinda do cilindro mestre através do fluido em força mecânica, aplicada sobre as sapatas de freio.
Confira como funciona o Cilindro de Roda:
Posição de Repouso
Na posição de repouso, as gaxetas e os êmbolos comprimem a mola devido à pressão exercida pelas sapatas de freio, através das molas de retorno das sapatas, que mantém as lonas afastadas do tambor de freio.
Posição de Acionamento
A pressão exercida pelo cilindro mestre força os êmbolos para fora, empurrando as sapatas contra o tambor de freio, exercendo a ação de frenagem. A força aplicada às sapatas é proporcional à exercida pelo cilindro mestre.
Posição de Retorno
Ao eliminarmos a pressão no cilindro mestre as molas de retorno das sapatas retornam, comprimindo os êmbolos, forçando o fluido a retornar ao reservatório.
O refluxo do fluido é retardado pela válvula de pressão residual ou pelos furos calibrados, evitando assim um retorno brusco à posição de repouso. Isto para não provocar danos às gaxetas e entradas de ar do sistema hidráulico.
Solicite um orçamento